segunda-feira, 25 de abril de 2011

SOCIEDADE ALTERNATIVA

                Uelinton Costa

Há algum tempo atrás a população soteropolitana foi surpreendida por uma noticia que de certa forma mudaria a rotina de muita gente.  A famosa e tão bela orla de Salvador não teria mais a presença de barracas para dar o auxilio a inúmeras famílias que nos fins de semana costumavam compartilhar bons momentos ali.
A decisão judicial não somente afetou os populares, como também os trabalhadores e diversos pais de famílias que dali tirava o sustento de seus respectivos lares.
Com todo esse universo de incertezas, lutas judiciais e outros fatores que envolvia a tal questão, muitos já podiam imaginar como ficaria a paisagem do lugar, deserta e pouco freqüentada, já que os visitantes não iriam apenas para o banho de mar, mas para um bom papo e aquela “cervejinha” do fim de semana.
Mas o que se destaca nos dias de hoje, é a forma com que o lugar e as pessoas se adaptaram com a situação estabelecida, as areias que por hora não poderiam ser ocupadas ou invadidas pela extensão das construções das barracas, atualmente se encontram repletas de caixas de isopor que contem as mais variadas opções para quem ali está, sem falar também, que não é uma visão do outro mundo, encontrar até mesmo, churrasqueiras espalhadas ao longo da praia, proporcionando assim, aquele peixe tradicional que não pode faltar no final de semana.
Percebe-se que o planejamento para abrir espaço nas areias não contava com a forma improvisada com que diversos brasileiros vivem; como em tantos outros aspectos sempre dando um jeitinho para continuar a batalhar pelo pão de cada dia. As praias de Salvador que não admitiam cadeiras espalhadas, hoje são forçadas a conviver com a presença até mesmo de fogões e panelas.

Por outro lado, com toda essa forma desordenada de se viver, uma opção te sido o litoral norte, lugar que não foi afetado, até então, pela ordem judicial que atingiu a capital baiana. A beleza e as opções do lugar têm sido muito procuradas por quem busca tranquilidade e os bons serviços que já não são tão facilmente encontrados na capital.
Como toda ação é respondida por uma reação, o que tem se apresentado aos nossos olhos, é tão simplesmente a forma alternativa com que muitas pessoas têm buscado diversão, lazer e trabalho. Enquanto isso a paisagem vai perdendo a sua forma atrativa e organizada e cada vez mais vai espantando tanto turistas como os residentes do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário