domingo, 17 de abril de 2011

Transporte Público na Copa do Mundo em Salvador

Natali Locatelli 

         Em Salvador a questão da mobilidade para a Copa é bastante preocupante. As pessoas têm perguntado: vai sair metrô para a Copa? Não existe a menor chance de que alguma extensão ou linha nova de metrô consiga estar pronta a tempo. Esta hipótese não existe. Por outro lado, são várias as cidades que estão planejando os BRT’s (Bus Rapid Transit), que são corredores de ônibus. Isso, sim, é factível.  São cidades como Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além de Curitiba que estão com um projeto de ampliação do sistema já existente.
            Salvador adotará um sistema com prazo de validade curto. “Falta uma proposta que os modelos adotados nas grandes cidades do mundo, e que contemple um formato em rede integrada. Porém, isso não dá para fazer até a Copa e o que acontecerá, chamamos de jeitinho brasileiro.”

            Mas não vamos nos iludir. O corredor melhora muito o transporte, mas um VLT (veículo leve sobre trilhos) tem capacidade para carregar até seis vezes mais passageiros do que o ônibus. Enfim, os torcedores irão para os estádios ou de ônibus ou de carro. Exceto, evidentemente, os estádios que já estão bem localizados e já têm acesso por rede de transporte coletivo de massa.
            Enquanto o modelo ideal não chega, as obras do BRT de Salvador devem iniciar-se em setembro próximo. Com nove meses de atraso, conforme cronograma inicial estabelecido na Matriz de Responsabilidade.

Um comentário:

  1. Realmente Natali, acho que não vai ficar pronto essa infra estrutura em SSA, estamos na torcida que esses projetos saia do papel.

    Kamila, Graça SSA

    ResponderExcluir