quarta-feira, 27 de abril de 2011

O TRÂNSITO DE SALVADOR

Kleber Mascarenhas

Salvador para: congestionamentos, planejamento urbano deficiente, acidentes, transporte público lotado e carros com um só passageiro. O trânsito saturado atinge as principais cidades do mundo. Mas como cada uma trata o problema? A qual atividade deve-se dar mais atenção? É possível resolver definitivamente o caos viário em uma cidade já no limite de saturação? O tema é cada dia mais polêmico e atinge diretamente a vida de todos os cidadãos das metrópoles.

Atualmente, cerca de 620 mil automóveis circulam pelas ruas e avenidas da primeira capital brasileira. O número de carros atual é duas vezes superior ao de dez anos atrás. O resultado não poderia ser diferente: em qualquer hora, os engarrafamentos são uma constante.


Nas últimas duas décadas, foram criadas na cidade somente cinco grandes avenidas, o transporte coletivo é ineficiente, projetos como o da construção do metrô se arrastam sem sucesso desde o final do século passado. "Existem muitos projetos em desenvolvimento à espera de verbas para a implementação", conforme disse o coronel Adelson Guimarães, superintendente da engenharia e tráfego da prefeitura de Salvador, em entrevista para o site UOL.

Ao mesmo tempo em que aguarda a liberação de verbas para a execução de projetos viários, a prefeitura autorizou a construção de shoppings e outros grandes empreendimentos imobiliários em áreas de grande fluxo, medida que ampliou os transtornos provocados pelo trânsito

"A única alternativa para acabar com o caos no trânsito é o investimento no transporte coletivo de qualidade, mas praticamente nada é feito pela administração municipal nesse sentido.”

Outro problema crônico enfrentado pelos motoristas de Salvador é a falta de estacionamentos. "Não existe nenhum planejamento urbano. Por falta de vagas, os motoristas estacionam em qualquer lugar, o que complica ainda mais o trânsito".

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