terça-feira, 12 de abril de 2011

O CAÓTICO TRÂNSITO DE SALVADOR


Kaliandra Borges

            A situação do trânsito em Salvador não é nada animadora. Enquanto os soteropolitanos esperam pacientemente o funcionamento do metrô, enfrentam o crescente congestionamento que toma conta da capital baiana. O aumento do número de veículos, a falta de planejamento e a má conduta dos motoristas têm contribuído de forma significativa para a situação lamentável que se encontra o trânsito em Salvador.
Não se fala da qualificação do transporte de massa, que seria uma das alternativas para solucionar o problema, pelo contrário, a cada dia, novos automóveis ganham as ruas causando os engarrafamentos que passam a fazer parte da rotina dos baianos.
A entrada diária de um elevado número de veículos numa cidade como Salvador, com uma péssima infra estrutura de transporte, só faz agravar ainda mais a situação no trânsito.
O Sr. Rezende dos Santos, taxista há 16 anos, pensa em se aposentar mais cedo devido ao stress diário causado pela profissão. “Nunca vivi um momento como este no trânsito de Salvador, e a cada dia que passa a situação piora. A quantidade de veículos nas ruas vem aumentando assustadoramente e as ruas continuam as mesmas, vias alternativas não são construídas. Já podemos comparar o trânsito de Salvador com o de São Paulo. Se antes fazia quatro corridas hoje faço duas”.
O Sr. Rafael Almeida, professor de educação física que mora em Lauro de Freitas e trabalha em Salvador acredita que a situação fique ainda mais crítica com o boom imobiliário. “Se o trânsito em Salvador já está insuportável, imagina quando os imóveis da paralela, por exemplo, estiverem todos ocupados. A paralela ficará intransitável. Alguma coisa precisa ser feita”.
Segundo especialistas na área, a solução é o PLANEJAMENTO, ou seja, planejar a cidade para o transporte coletivo e para os pedestres. Algo deverá ser feito para a copa de 2014, mas enquanto nada acontece, os soteropolitanos vão continuar enfrentando o caótico trânsito de Salvador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário