quinta-feira, 28 de abril de 2011

Infraestrutura e Transporte Público
Márcia Athayde Lima
         O sistema de transporte na capital baiana chega ao limite da sustentabilidade social. Baianos esperam melhorias na infraestrutura urbana de transportes públicos de salvador, que anda cada vez mais caótico. Há rumores de mudanças na estrutura e viabilização dos serviços públicos, devido à Copa de 2014.
         A prefeitura e os empresários se negam a buscar saídas que viabilizem o transporte para a população. Nota-se diariamente enorme descaso frente à grande demora dos ônibus, sempre lotados, quebrados, sujos, mal conservados e estações com estrutura abandonada. Situação esta que se tornou um fato corriqueiro, pois mesmo sendo denunciados pelos meios de comunicação, como Tv, jornal, intranet e outros, continuam sempre presentes ou com imperceptíveis modificações.

      O trânsito e o transporte público estão intrinsecamente ligados com a modernização e os conceitos de morar bem. A construção civil avança em pontos da cidade, como paralela, entre outros, onde há um grande fluxo de veículos. O mesmo processo acontece com as concessionárias, que venderam disparadamente automóveis, aumentando a frota de veículos nas ruas de Salvador.
     Sem medidas cabíveis e planejamento da nossa cidade, a qual vem demonstrando não suportar e acompanhar tais avanços, fica claro que esperar horas por transporte não é uma preocupação independente, e sim de conhecimento geral da população, e deveria ser também de órgãos como SETIN – Secretaria dos Transportes Urbanos e Infraestrutura, STP – Superintendência de Transportes Públicos, SET – Superintendência de Engenharia de Tráfego, AGERBA – Agência Municipal de Regularização dos Serviços de Transportes Coletivos de Passageiros e CTS-Companhia de Transportes de Salvador.
         Os projetos para o futuro da cidade e as ações previstas estão inteiramente focados em preparar Salvador para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. Deixando de viabilizar as mudanças necessárias e imediatas a população, onde a mesma está saturada de ouvir  “Estamos lutando há 10 anos para implantar o metrô em Salvador. O sistema de transporte deve ser modificado, pois está sucumbindo”, alerta Joseval Tibúrcio, Coordenador do Movimento de Defesa do Metrô de Salvador. Porém, tudo deverá ficar pronto para 2014. Se não existisse a copa, como estaria a nossa cidade? Como o pelourinho? Abandonado e nas mãos da marginalização e prostituição?
       Com isso, espera-se providencias imediatas para que essa população que tanto sofre por utilizar os meios de transportes precários, tenha qualidade de vida e transporte digno. Que a copa de 2014, venha para agregar, não deixar que esse momento seja tão esperado devido as suas melhorias, e assim, dar ao povo brasileiro apaixonado por futebol, motivos para celebrar esse momento. É preciso discutir mais as questões relacionadas á fluidez do tráfego, e suas relações com alternativas de transportes públicos de qualidade em caráter emergencial e não apenas nas proximidades de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário