terça-feira, 14 de junho de 2011


Falta de Ética na Televisão
Por: Julia Trabuco
Falta de ética é o que não está faltando nos meios de comunicação, principalmente na televisão. Somos manipulados pelo que a mídia nos apresenta. E o que a mídia televisiva tem feito é divulgar informações na maioria das vezes sensacionalistas com uma única finalidade que é a de aumentar a audiência. Infelizmente, a falta de ética na televisão já chegou ao extremo.
O exemplo mais claro são os programas exibido em vários canais de TV na Bahia no horário de meio dia. (ex: Na Mira, Se Liga Bocão, Que Venha o Povo...) Esses programas brincam, ironizam, tripudiam em cima da miséria humana. Onde está a ética nisso tudo?  Claro que eles não se preocupam com isso, só quer IPOBE, audiência e nada mais.
Podemos ver como os veículos de comunicação que apresentam esses tipos de programas estão cada vez mais apelativos, banais entre outros termos que não cabe citar agora. E o pior é que as pessoas se acostumam com esse tipo de programa e perde a noção do que é verdade ou mentira. Não conseguem enxergar que esse tipo de mídia, manipula a informação, vulgariza o cidadão e esquece os valores éticos e morais com o intuito de “vender seu peixe”.
Como alguém com princípios, família, inteligência, valores, pode assistir programas ridículos com esse tipo de ideal e achar graça?
Sabemos que existem diversas maneiras de se obter informações sem precisar assistir programas desse nível que não acrescentam nada, cabe a cada telespectador saber selecionar.
Sou a favor da liberdade de expressão, mas sou contra a manipulação da informação, o sensacionalismo e a falta de ética.
De acordo com o Artigo 221 da Constituição Federal de 88, a produção e programação das emissoras de rádio e televisão atenderão os seguintes princípios: (...)
IV – respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.
Seria bom se todos lessem a Constituição, entendessem e praticassem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário