Ética e Sensacionalismo em Pauta
" Na Mira" e "Se Liga Bocão"
Márcia Athayde
Os programas "Se Liga bocão" e "Na Mira", são diferentes dos jornais tradicionais, não só pelo dinamismo e irreverência, mas pela linguagem utilizada. Estes programas jornalísticos focam nos apelos, por conta das imagens e sons, se preocupando com a reprodução dos conteúdos apelativos e sensacionalistas, com o intuito de manter elevado o pico de audiência.
Os jornais tradicionais se preocupam com a linguagem, com as informações prestadas a população, eles tem cunho investigativo e se preocupam com a veracidade dos fatos, seguindo as normas éticas da legislação. Os ditos sensacionalistas, refletem o tipo de sociedade que vivemos, mostrando o gosto pelo bizarro e pelas curiosidades em geral, em paralelo, têm a corrida desenfreada pela noticia instantânea de editores, repórteres e apresentadores que atropelam os direitos dos cidadãos, desrespeitando os valores familiares, ignorando a ética profissional e a lei, com a finalidade de entreter e manipular, com o objetivo de produzir sensações.
O capitulo 3, do artigo 12 da lei da Imprensa, afirma que "Os meios de comunicação que praticarem abusos no exercício da manifestação do pensamento e informação ficarão sujeitos as penalidades desta lei e responderão pelos prejuízos que causarem", considerando que esta normativa não é respeitada e os órgãos competentes a fiscalização do mesmo, deixam reside a "brecha" permissiva para a livre exibição desses programas locais que vão ao ar em pleno meio dia.
Para mudar esses programas, precisamos mudar antes a sociedade que o consome. Isso é um processo que tem haver com a educação e transformação cultural, desta forma, diminuíra os níveis de audiência deixando de existir, já que vivemos em um mundo capitalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário