quarta-feira, 15 de junho de 2011

Andanças pelo país afora!

Viviane Jacó

Sou produtora cultural, sobrevivo disto e a palavra é exatamente esta, sobreviver, pois é uma profissão um tanto ingrata em que temos de nos desdobrar em mil para poder pagar nossas contas.
Nos meses de janeiro, fevereiro e início de março, estive em cartaz como assistente de produção com o espetáculo “MATILDE, LA CAMBIADORA DE CUERPOS” nos teatros Vila Velha e Martim Gonçalves.
Durante este mesmo período, tive a notícia que outro espetáculo, do qual também faço parte da equipe, tinha sido selecionado no edital Miryam Muniz e Palco Giratório que nos proporciona viajar pelo país de forma remunerada. O espetáculo referido é “UMA VEZ, NADA MAIS” no qual faço a assistência em produção, cenotécnica e contra-regra.
Estivemos em varias cidades fazendo apresentações e isso foi uma gincana, experiência que levarei para o resto da vida.
Todas estas viagens são de um desgaste físico e emocional indescritíveis, pois saímos e nos deparamos com espaços alternativos e temos que usar toda nossa criatividade para adaptar nosso espetáculo em tempo recorde.
Chegamos em todas estas cidades sem conhecer os espaços físicos onde faremos as apresentações, em muitos deles temos que nos adaptar para conseguir realizar o espetáculo. Às vezes são espaços muito pequenos ou muito grandes; às vezes nem mesmo tem coxias - espaço em torno do palco para circulação dos atores. Ainda temos que fazer toda a divulgação e conseguir apoios locais para alimentação enfim...
Haja amor para tanto trabalho e tão pouca remuneração.
Sou apaixonada pelo que faço e tento me manter firme nesta profissão, mesmo aos trancos e barrancos vou vivendo.
Porem se não fosse este trabalho, talvez fosse impossível conhecer todos os lugares e pessoas que já tive a oportunidade de conhecer. Trocar experiências e ir em busca do desconhecido é o que me faz não desistir.
Segue meu modesto roteiro de viagens realizadas durante este semestre e espero que tenha conseguido mostrar um pouco o que é o oficio de ser um profissional da produção.
Março:
Dia 18 Trânsito Aéreo Salvador/ Curitiba
Dia 19 Apresentação em Curitiba – Teatro Barracão Encena
Dia 20 Apresentação em Curitiba – Teatro Barracão
Dia 21 Trânsito Aéreo Curitiba/ Salvador
Dia 25 Trânsito Aéreo Salvador/ Vitória
Dia 26 Apresentação em Vitória
Dia 27 Apresentação em Vitória
Dia 28 Transito Aéreo Vitória/ Fortaleza, trânsito terrestre Fortaleza/ Sobral
Dia 29 Apresentação em Sobral
Dia 30 Trânsito Terrestre Sobral/ Fortaleza / Apresentação em Fortaleza
Dia 31 Apresentação Fortaleza
Abril
Dia 01 Trânsito Aéreo Fortaleza/ Salvador
Dia 14 Trânsito Aéreo Salvador/ Belo Horizonte
Dia 15 Apresentação em Belo Horizonte – Teatro Alterosa
Dia 16 Apresentação em Belo Horizonte – Teatro Alterosa
Dia 17 Apresentação em Belo Horizonte – Teatro Alterosa
Dia 18 Trânsito Aéreo Belo Horizonte/ Salvador
Dia 28 Trânsito Aéreo Salvador/ Florianópolis
Dia 29 Apresentação em Florianópolis – Teatro SESC Prainha
Dia 30 Apresentação em Florianópolis – Teatro SESC Prainha
Maio
Dia 01 Trânsito Aéreo Florianópolis / Salvador
Dia 04 Trânsito aéreo Salvador/ Cuiabá
Dia 05 Apresentação em Cuiabá
Dia 06 Trânsito Aéreo Cuiabá/ Salvador
Dia 12 Trânsito Aéreo Salvador/ Porto Alegre
Dia 13 Apresentação em Porto Alegre
Dia 14 Apresentação em Porto Alegre
Dia 18 Apresentação em Porto Alegre/ Casa de Cultura Mário Quintana
Dia 19 Apresentação em Porto Alegre/ Casa de Cultura Mário Quintana
Dia 20 Trânsito Aéreo Porto Alegre/ Salvador

Release dos Espetáculos

UMA VEZ, NADA MAIS
Duas mulheres apaixonadas na peça "Uma Vez, Nada Mais"

Resultado de anos de pesquisa e investigação do movimento e da linguagem do cinema mudo, o espetáculo “Uma Vez, Nada Mais”, da Carambola Produções, conta a história de duas mulheres apaixonadas e sonhadoras que, aos poucos, vão descobrindo que têm muito mais coisas em comum, compondo uma divertida “tragédia amorosa”. Com lirismo, ironia e bom humor, é possível ver o encontro entre a mulher sonhadora e costureira humilde, cujo amor não é correspondido, com sua cliente, uma noiva glamorosa, prestes a concretizar sua felicidade. Sem uma palavra, as atrizes utilizam de uma movimentação bem marcada, precisa e bastante ágil, evocando a estética do cinema mudo.
“Uma Vez, Nada Mais” também convida o público a um passeio pela era de ouro do rádio e suas radionovelas, bem como por antigas novelas de TV, linguagens que tanto contaram tramas de amor. 





MATILDE, LA CAMBIADORA DE CUERPOS
Humor e jogos teatrais no espetáculo Matilde, La Cambiadora de Cuerpos
 magine a seguinte situação: roubar identidades através de um beijo. É a idéia da peça Matilde, La Cambiadora de Cuerpos, mais novo trabalho da Cia A4, com texto inédito de Fábio Espírito Santo e direção de Hebe Alves. Na história, uma paraguaia vai trocando de corpos e roubando histórias.
O clima da peça é ágil e cheio de referências ao universo midiático. As atrizes Tatiana de Lima e Elaine Cardim se desdobram em 29 personagens. Trata-se de um grande jogo com as convenções do teatro e com troca de personagens, com mudanças bruscas.
Uma novidade é a utilização de recursos audiovisuais. Muitas cenas são projetadas para o público, sempre mexendo com o universo da televisão: os programas de auditório, os telejornais sensacionalistas, as novelas mexicanas. O ingrediente “estranho” nas encenações da companhia inicialmente assustou a diretora Hebe Alves que diz gostar mais de um teatro cru, focado no trabalho do ator, sem muitos elementos cênicos.
A peça está em cartaz até 17 de outubro, de sexta a domingo, às 20h no Teatro Vila Velha. Matilde, La Cambiadora de Cuerpos foi contemplado com o Edital Manuel Lopes Pontes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário