terça-feira, 14 de junho de 2011

O Problema Ético na comunicação

Por Laís Lopes

A palavra “ética” transmite a idéia de agir da maneira correta, seguir leis. Porém “ética” é a área da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas.
O cenário televisivo jornalístico atual deveria seguir normas do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, onde nota-se que o Artigo. 2º Inciso II-“a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público”  ou seja mostrar sempre a verdade tendo com ponto de vista o interesse público.No entanto,os programas sensacionalistas não se pautam da veracidade dos fatos,produzem e mostram notícias não verdadeiras, infringindo o Código de Ética.
Outro ponto importante a destacar é o Artigo 6º “Inciso VIII-respeitar à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão” o Código é claro ao citar que é dever do jornalista respeitar o cidadão, e não é isso que os programas sensacionalistas fazem eles se aproveitam da imagem do cidadão tentam ridicularizá-los e na maioria das vezes utilizam-se destas imagens para adquirirem audiência.
Estes programas utilizam-se de linguagem coloquial e têm como objetivo a população pobre e miserável, pois ainda é o público mais desprovidos de educação com isso ficam vulneráveis e são uma fácil presa para eles conseguirem o que querem.
O Código de Ética é falho porque a televisão esta repleta de programas sensacionalistas que infligem livremente o código e, no entanto não são punidos, é preciso agir, para que a população não fique a mercê e sejam levadas da maneira que esses “jornalistas” bem entenderem.

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